sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Gibiteca de Fortaleza: à espera de dias melhores

Desde que foi inaugurada, no ano de 2009, tenho sugerido aos amantes de quadrinhos que frequentem a Gibiteca de Fortaleza, localizada na Biblioteca Pública Municipal Dolor Barreira (avenida da Universidade, 2.572, no Benfica, próximo à reitoria da UFC). Afinal, qual o melhor lugar para se ter acesso a algumas excelentes obras dos quadrinhos, poder reler revistas do passado ou mesmo fazer pesquisas que não seja uma gibiteca?

Por outro lado, espero que sua infraestrutura possa ser minimamente melhorada nessa nova gestão municipal. Que haja funcionários e profissionais da área de Ciências da Informação, para melhor catalogarem os exemplares lá disponíveis. Que haja condições de arquivamento do material para que ele não se acabe com o manuseio. Que haja possibilidade de arquivamento digital do material mais raro e/ou frágil, em termos de manuseio.

E, finalmente, que haja uma melhor política de acesso às publicações, para que o seu acervo não se dissipe pela ação de malandros. Infelizmente, existe quem ache que pode dar fim no acervo da Gibiteca, e por motivos bastante díspares: se rouba um quadrinho ou pela sua qualidade e pelo valor simbólico e de mercado que ele tem (o que leva alguém a querer roubar, por exemplo, um Watchmen encadernado) ou pela sua suposta falta de valor simbólico (o que leva alguém a roubar um gibi da Marvel ou DC no formatinho típico da Editora Abril nos anos 1980, por exemplo). Para tristeza dos amantes dos quadrinhos e da cultura em geral.

Um comentário: