sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Etiquetas visuais para "denunciar" jornalismo suspeito

Há alguns anos, o designer britânico Tom Scott teve uma ideia diferente: criou dez adesivos curiosos. A finalidade deles era etiquetar as notícias dos jornais que ele recebia no metrô de Londres. Assim, marcava textos jornalísticos de procedência duvidosa (como uma denúncia anônima não confirmada), plagiados (de outras fontes de notícias) ou escritos por outra pessoa. O legal dos adesivos é o uso que ele fez de pictogramas, caracteres e símbolos para ilustrar suas etiquetas. O material, em formato PDF, está disponível no site dele. Clique aqui para ter acesso ao template original dos adesivos e aqui para acessar a versão americana.

Há uma versão brasileira dos adesivos, feita por Bruno Cardoso e disponível em PDF no site O Jornalista (veja exemplo de um dos adesivos ao lado). Eles tanto podem ser um bom exercício em aulas de Jornalismo (no que se refere à análise do conteúdo dos textos) quanto em aulas de Design, Programação Visual e afins (no que se refere à criação de identidades visuais para esses adesivos). O PDF dos adesivos em português pode ser acessado aqui. Em tempo: este texto não é "basicamente um press release, copiado e colado"...

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